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O que é transtorno do espectro do autismo?

O transtorno do espectro do autismo (TEA) é uma deficiência de desenvolvimento causada por diferenças no cérebro. 

Algumas pessoas com TEA têm uma diferença conhecida, como uma condição genética. Outras causas ainda não são conhecidas. Os cientistas acreditam que existem múltiplas causas do TEA que agem em conjunto para mudar as formas mais comuns de desenvolvimento das pessoas. Ainda temos muito que aprender sobre essas causas e como elas impactam as pessoas com TEA.

Pessoas com TEA podem se comportar, comunicar, interagir e aprender de maneiras diferentes da maioria das outras pessoas. Freqüentemente, não há nada em sua aparência que os diferencie das outras pessoas. As habilidades das pessoas com TEA podem variar significativamente. Por exemplo, algumas pessoas com TEA podem ter habilidades avançadas de conversação, enquanto outras podem ser não-verbais. Algumas pessoas com TEA precisam de muita ajuda no dia a dia; outros podem trabalhar e viver com pouco ou nenhum apoio.

O TEA começa antes dos 3 anos de idade e pode durar toda a vida da pessoa, embora os sintomas possam melhorar com o tempo. Algumas crianças apresentam sintomas de TEA nos primeiros 12 meses de vida. Em outros, os sintomas podem não aparecer até os 24 meses de idade ou mais tarde. Algumas crianças com TEA adquirem novas habilidades e atingem marcos de desenvolvimento até os 18 a 24 meses de idade, e então param de adquirir novas habilidades ou perdem as que já tinham.

À medida que as crianças com PEA se tornam adolescentes e jovens adultos, podem ter dificuldades em desenvolver e manter amizades, comunicar com colegas e adultos, ou compreender quais os comportamentos esperados na escola ou no trabalho. Eles podem chamar a atenção dos profissionais de saúde porque também apresentam condições como ansiedade, depressão ou transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, que ocorrem com mais frequência em pessoas com TEA do que em pessoas sem TEA.

Sinais e sintomas

Pessoas com TEA geralmente têm problemas de comunicação e interação social e comportamentos ou interesses restritos ou repetitivos. Pessoas com TEA também podem ter maneiras diferentes de aprender, movimentar-se ou prestar atenção. Estas características podem tornar a vida muito desafiadora É importante observar que algumas pessoas sem   TEA também podem apresentar alguns desses sintomas.

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Diagnóstico

Diagnosticar o TEA pode ser difícil, pois não há exames médicos, como um exame de sangue, para diagnosticar o distúrbio. Os médicos observam o comportamento e o desenvolvimento da criança para fazer um diagnóstico. 

Às vezes, o TEA pode ser detectado aos 18 meses de idade ou menos. Aos 2 anos, um diagnóstico feito por um profissional experiente pode ser considerado confiável. 1  Contudo, muitas crianças só recebem um diagnóstico final quando são muito mais velhas. Algumas pessoas não são diagnosticadas até serem adolescentes ou adultos. Este atraso significa que as pessoas com PEA podem não receber a ajuda precoce de que necessitam.

Tratamento

Os tratamentos atuais para o TEA buscam reduzir os sintomas que interferem no funcionamento diário e na qualidade de vida. O TEA afeta cada pessoa de maneira diferente, o que significa que as pessoas com TEA têm pontos fortes e desafios únicos e necessidades de tratamento diferentes. 2  Os planos de tratamento geralmente envolvem vários profissionais e são direcionados ao indivíduo.

Fatores de risco

Não existe apenas uma causa para o TEA. Existem muitos fatores diferentes que foram identificados que podem aumentar a probabilidade de uma criança ter TEA, incluindo fatores ambientais, biológicos e genéticos.

Embora saibamos pouco sobre causas específicas, as evidências disponíveis sugerem que o seguinte pode colocar as crianças em maior risco de desenvolver PEA:

  • Ter um irmão com TEA
  • Ter certas condições genéticas ou cromossômicas, como síndrome do X frágil ou esclerose tuberosa
  • Experimentando complicações no nascimento
  • Nascer de pais mais velhos

 Portanto este estudo, denominado Estudo para Explorar o Desenvolvimento Precoce (SEED) , foi elaborado para examinar os fatores de risco e comportamentos relacionados ao TEA. O CDC está agora realizando um estudo de acompanhamento com crianças mais velhas matriculadas no SEED para determinar a saúde, o funcionamento e as necessidades das pessoas com TEA e outras deficiências de desenvolvimento à medida que amadurecem.

Com que frequência ocorre o TEA

A Rede de Monitoramento de Autismo e Deficiências de Desenvolvimento (ADDM) do CDC   tem estimado o número de crianças de 8 anos com TEA nos Estados Unidos desde 2000.

Mas o TEA ocorre em todos os grupos raciais, étnicos e socioeconômicos. É mais de 4 vezes mais comum entre meninos do que entre meninas.

Se você estiver preocupado

Como pai, você já tem o que é preciso para ajudar seu filho a aprender e crescer. 

Contate o médico do seu filho se você acha que ele pode ter TEA ou se tiver alguma outra preocupação sobre a maneira como seu filho brinca, aprende, fala ou age.

Portanto se ainda estiver preocupado,  peça ao médico o encaminhamento para um especialista  que possa fazer uma avaliação mais aprofundada do seu filho. Os especialistas que podem fazer uma avaliação mais aprofundada e fazer um diagnóstico incluem

  • Pediatras do desenvolvimento (médicos com formação especial em desenvolvimento infantil e crianças com necessidades especiais)
  • Neurologistas infantis (médicos que trabalham no cérebro, coluna e nervos)
  • Psicólogos infantis ou psiquiatras (médicos que conhecem a mente humana)

Referências

  1. Lord C, Risi S, DiLavore PS, Shulman C, Thurm A, Pickles A. Autismo dos 2 aos 9 anos de idade. Psiquiatria Arch Gen. junho de 2006;63(6):694-701.
  2. Hyman, SL, Levy, SE, Myers, SM e AAP Council on Children with Disabilities, Seção sobre pediatria do desenvolvimento e comportamento. (2020). Identificação, avaliação e manejo de crianças com transtorno do espectro do autismo. Pediatria, 145(1), e20193447.
  3. Handleman, JS, Harris, S., eds. Programas de educação pré-escolar para crianças com autismo (2ª ed). Austin, TX: Pró-Ed. 2000.
  4. Conselho Nacional de Pesquisa. Educando Crianças com Autismo. Washington, DC: National Academy Press, 2001.

Traduzido por Momento Saúde

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