Últimas notícias:

O que é Xeroderma ?

A xerodermia pigmentosa, também conhecida como doença XP ou doença do sol, é uma doença genética rara causada por uma deficiência no DNA do paciente, que se torna incapaz de reparar qualquer dano causado pela radiação ultravioleta na pele, olhos e mucosas.

Causas

A xerodermia pigmentosa não é transmissível ou contagiosa. As alterações que ocorrem no DNA são os responsáveis por causarem a incapacidade da pele de se recuperar dos efeitos causados pelos raios UV, logo, sua causa é totalmente genética.

Comportamentos durante a gravidez também não são responsáveis pelo desenvolvimento da doença. Porém, se uma mulher grávida for portadora da XP, as chances de que o bebê nasça com alteração no DNA é de 25%.

Sintomas

Os primeiros sinais da doença podem se apresentar logo após o nascimento, se agravando com o passar do tempo. Alguns dos sintomas são:

  • Aparecimento precoce de manchas na pele
  • Desenvolvimento de câncer de pele na primeira década de vida
  • Sintomas oculares como fotofobia e ceratite grave
  • Aparecimento de lesões ásperas
  • Surgimento de crostas e sangramentos nos lábios

Tratamento

De acordo com os especialistas, a doença XP não possui cura. Porém, ela pode ser controlada através de tratamentos, como:

Proteção solar: Utilizar protetor solar,  roupas e objetos com proteção ultravioleta (incluindo óculos) e permanecer longe de janelas sem proteção ultravioleta

Evitar exposição ao sol: Não ter contato com sol entre 10 horas da manhã e 16 horas da tarde, quando o índice de radiação ultravioleta é maior.

Controle médico: É necessário comparecer às consultas regulares no dermatologista e oftalmologista para detecção de lesões suspeitas e suplementar a vitamina D.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter