Últimas notícias:

O que é linfoma difuso de grandes células B?

O linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) é um tipo de câncer do sistema linfático, que envolve células B maduras. É a forma mais comum de linfoma não Hodgkin, representando cerca de 30% a 40% de todos os casos. O termo “difuso” refere-se ao padrão de crescimento das células cancerígenas, que se espalham de forma difusa pelo tecido linfático.

O LDGCB geralmente se origina nos linfonodos, que são pequenas glândulas em forma de feijão encontradas em todo o corpo e fazem parte do sistema imunológico. No entanto, também pode ocorrer fora dos linfonodos, em órgãos como o fígado, baço, medula óssea, sistema nervoso central e outros.

Sintomas

Os sintomas do LDGCB podem incluir aumento dos gânglios linfáticos, perda de peso inexplicada, fadiga, sudorese noturna, febre e prurido. O diagnóstico geralmente envolve a realização de uma biópsia dos tecidos afetados para examinar as células cancerígenas ao microscópio e realizar testes adicionais para determinar o estágio e outras características do linfoma.

Tratamento

O tratamento do LDGCB depende do estágio da doença e de outros fatores individuais. Pode incluir quimioterapia, terapia com anticorpos monoclonais, radioterapia e, em alguns casos, transplante de células-tronco.

Já o prognóstico varia, mas avanços significativos foram feitos no tratamento do LDGCB nas últimas décadas, e muitos pacientes respondem bem ao tratamento e obtêm remissão completa ou prolongada. No entanto, cada caso é único, e a resposta ao tratamento pode variar. É importante que os pacientes com LDGCB recebam cuidados médicos especializados para determinar o melhor plano de tratamento para sua situação específica.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »