Últimas notícias:

Quais são os sintomas do câncer de colo do útero?

No estágio inicial, o câncer de colo do útero geralmente não apresenta sintomas óbvios. No entanto, à medida que a doença progride, podem surgir os seguintes sintomas:

  1. Sangramento vaginal anormal: Isso pode incluir sangramento entre os períodos menstruais, sangramento após a relação sexual, sangramento após a menopausa ou sangramento mais intenso e prolongado durante o período menstrual.
  2. Corrimento vaginal anormal: Pode ocorrer um corrimento vaginal incomum, que pode ser aquoso, com odor desagradável ou com sangue.
  3. Dor pélvica: Algumas mulheres podem experimentar dor na região pélvica, que pode ser persistente ou intermitente.
  4. Dor durante a relação sexual: A presença de dor durante a relação sexual, conhecida como dispareunia, pode ser um sintoma do câncer de colo do útero avançado.
  5. Alterações urinárias: Em estágios avançados, o câncer de colo do útero pode afetar os órgãos próximos, causando sintomas como micção frequente, sangue na urina ou dificuldade em urinar.

Mas é importante ressaltar que esses sintomas também podem ser causados por condições não relacionadas ao câncer de colo do útero.

País deve ter 17 mil novos casos de câncer no colo do útero até 2025

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é possível, no futuro, erradicar tumores malignos no colo do útero no Brasil. Para isso, é necessário que a população siga as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Portanto as mulheres entre 25 e 35 anos devem fazer os exames preventivos e as pacientes que forem diagnosticadas com alterações devem receber o tratamento correto. As meninas e meninos entre 9 e 14 anos de idade devem se vacinar contra o HPV. Para aumentar a imunização, o ideal é que a vacina seja tomada antes da primeira relação sexual.

No entanto, se você estiver enfrentando algum desses sintomas, é essencial procurar um profissional de saúde para uma avaliação adequada e um diagnóstico preciso.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »