Últimas notícias:

Sono irregular  e demência

Um novo estudo observa que pessoas que mantêm um padrão de sono predominantemente regular podem apresentar um risco menor de desenvolver demência do que aquelas cujos tempos de sono e de vigília variam muito.

Pesquisa

Pesquisadores relatam na edição de 13 de dezembro do periódico Neurology que pessoas com o sono mais irregular apresentam uma probabilidade 53% maior de desenvolver demência do que pessoas com uma regularidade média do sono.

Isso sugere que a consistência quando se trata de dormir à noite e se levantar pela manhã contribui para a saúde cerebral, disse o pesquisador Matthew Pase, professor adjunto de psicologia da Universidade Monash, na Austrália.

Recomendações

“As recomendações de saúde do sono geralmente se concentram em obter a quantidade recomendada de sono, que é de sete a nove horas por noite, mas há menos ênfase em manter horários regulares de sono”, disse Pase em um comunicado à imprensa do periódico. “Nossos achados sugerem que a regularidade do sono de uma pessoa é um fator importante ao considerar o risco de demência de uma pessoa.”

Para o estudo, Pase e seus colegas acompanharam mais de 88.000 pessoas com uma idade média de 62 anos, no Reino Unido. Os participantes foram acompanhados por uma média de sete anos.

Os participantes usaram um dispositivo de pulso por sete dias que mediu o seu ciclo de sono, o que permitiu que os pesquisadores calculassem a regularidade do sono.

Um índice de regularidade do sono perfeito de 100 pertenceria a uma pessoa que dorme e acorda no mesmo horário exato todos os dias, enquanto um índice de zero pertenceria a alguém cujos horários de sono e de vigília são sempre diferentes.

As pessoas nesse estudo com o sono mais irregular apresentaram uma pontuação média de 41, e as pontuações de sono mais regulares apresentaram uma média de cerca de 71, mostram os resultados.

Participantes

Os participantes entre esses dois grupos apresentaram uma pontuação média de regularidade do sono de 60.

Em seguida, os pesquisadores avaliaram os dados médicos para identificar qual dos participantes acabou desenvolvendo demência e descobriram que 480 pessoas haviam sofrido declínio cerebral.

Pessoas com o sono mais irregular apresentaram maior probabilidade de desenvolver demência do que pessoas com sono médio, observaram os pesquisadores.

No entanto, eles também descobriram que as pessoas com o melhor sono regular não apresentavam um risco menor de demência do que aquelas no grupo médio.

Isso significa que as pessoas não precisam alcançar ritmos de sono de robôs para obter os benefícios dos ciclos de sono regulares, disseram os pesquisadores.

No entanto, o estudo só pôde mostrar uma associação entre um cronograma de sono irregular e um risco maior de demência.

“Uma educação eficaz sobre saúde do sono combinada com terapias comportamentais pode melhorar os padrões irregulares do sono”, disse Pase. “Com base em nossos achados, pessoas com sono irregular podem precisar apenas melhorar a sua regularidade do sono para chegar a níveis médios, em comparação com níveis muito altos, para prevenir a demência. São necessárias pesquisas futuras para confirmar as nossas descobertas.”

Mais informações

A Harvard Medical School tem mais informações sobre o sono e o risco de demência.

FONTE: Academia Americana de Neurologia, comunicado à imprensa, 13 de dezembro de 2023 traduzido por Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »