Últimas notícias:

A dieta do bebê pode reduzir as chances de doença de Crohn

Crianças pequenas são famosas por serem exigentes com o que comem, mas os pais podem estar fazendo um grande favor ao futuro do intestino de seus filhos pequenos se insistirem em uma dieta saudável.

Novas pesquisas mostram que crianças pequenas que comem muitos peixes e verduras, e poucas bebidas açucaradas, apresentam menor probabilidade de desenvolver doença inflamatória intestinal (DII) na adolescência. A DII inclui quadros clínicos como doença de Crohn e colite ulcerativa.

“Esses novos achados são consistentes com a hipótese de que a dieta no início da vida, possivelmente mediada por alterações no microbioma intestinal, pode afetar o risco de desenvolver DII”, concluíram os pesquisadores liderados por Annie Guo, nutricionista pediátrica da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de dieta e saúde de mais de 81.000 crianças que participaram de dois estudos de grande escala na Suécia e na Noruega.

Os pais preencheram questionários detalhados sobre a dieta de seus filhos entre 12 e 18 meses de idade e, novamente, entre 30 e 36 meses.

Utilizando essas informações, pesquisadores estimaram a qualidade da dieta de cada criança usando medições de consumo de carne, peixe, frutas, verduras, laticínios, doces, lanches e bebidas.

Uma dieta de maior qualidade tinha mais verduras, frutas e peixes, e menos carne, doces, lanches e bebidas.

Os pesquisadores, então, acompanharam cada criança por uma média de 15 a 21 anos, para ver se a sua dieta influenciou o seu risco de doença inflamatória intestinal.

Durante esse período, 131 crianças foram diagnosticadas com doença de Crohn, 97 com colite e 79 com doença inflamatória intestinal não classificada. A idade média do diagnóstico foi entre 12 e 17 anos.

Já as Dietas de média e alta qualidade com 1 ano de idade estavam associadas a um risco 25% menor de doença inflamatória intestinal na adolescência, mesmo após o ajuste para outros fatores, observaram os pesquisadores.

Especificamente, a alta ingestão de peixe com 1 ano de idade reduziu o risco de colite em 54%, bem como reduziu o risco geral de todas as doenças inflamatórias intestinais.

Bebidas Açucaradas

Por outro lado, o consumo intenso de bebidas açucaradas foi associado a um aumento de 42% no risco de doença inflamatória intestinal.

Os achados foram publicados em 30 de janeiro no periódico Gut.

Com base nesses resultados, pode ser hora de recomendar uma dieta “preventiva” para proteger a saúde intestinal de crianças pequenas, diz um editorial que o acompanha, escrito pelo Dr. Ashwin Ananthakrishnan, gastroenterologista do Massachusetts General Hospital em Boston.

“Isso inclui garantir fibras alimentares adequadas, particularmente de frutas e verduras, ingerir peixes, minimizar bebidas açucaradas e preferir alimentos e lanches frescos, em vez de alimentos e lanches processados e ultraprocessados”, escreveu Ananthakrishnan.

Fonte: Stanford Medicine traduzido por Tatiane Puga Lima – Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »