Últimas notícias:

Dá para fazer tratamento de câncer pelo sus?

Introdução

O câncer é uma doença grave que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, exigindo um tratamento adequado e especializado. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha um papel fundamental ao oferecer assistência médica a todos os cidadãos, independentemente de sua condição sócio econômica.

Neste artigo, discutiremos as possibilidades de tratamento de câncer pelo SUS, destacando os recursos disponíveis e as opções de cuidados oferecidas aos pacientes.

Acesso ao diagnóstico e tratamento

O SUS oferece acesso gratuito ao diagnóstico e tratamento do câncer, incluindo exames preventivos, biópsias, exames de imagem, cirurgias, quimioterapia, radioterapia e medicamentos oncológicos. Os serviços são fornecidos por meio das unidades de saúde e hospitais públicos em todo o país. O objetivo é garantir que todos os pacientes tenham acesso igualitário aos cuidados necessários, independentemente de sua condição financeira.

Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON)

Portanto os CACONs são unidades especializadas que oferecem tratamento oncológico de alta complexidade pelo SUS. Esses centros contam com equipes multidisciplinares de médicos, enfermeiros, radiologistas e outros profissionais de saúde especializados em oncologia. Eles têm infraestrutura adequada, equipamentos modernos e protocolos de tratamento atualizados para atender às necessidades dos pacientes com câncer.

Protocolos de tratamento

Já o SUS segue protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas baseados em evidências científicas reconhecidas internacionalmente. Esses protocolos estabelecem diretrizes para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento do câncer, garantindo que os pacientes recebam cuidados adequados e atualizados. Os profissionais de saúde do SUS seguem essas diretrizes para oferecer o melhor tratamento disponível dentro do sistema público de saúde.

Lista de medicamentos

Você sabia que o SUS disponibiliza uma lista de medicamentos essenciais para o tratamento do câncer, que são fornecidos gratuitamente aos pacientes. Essa lista inclui diversos tipos de medicamentos antineoplásicos, que são utilizados na quimioterapia e terapias-alvo. Além disso, o SUS também busca ampliar constantemente a oferta de medicamentos inovadores e de alto custo, por meio de acordos e parcerias com a indústria farmacêutica.

Desafios e melhorias necessárias

Apesar dos esforços do SUS em fornecer tratamento de câncer, ainda existem desafios a serem superados. A demanda por serviços oncológicos é alta, e os recursos muitas vezes são limitados. Isso pode resultar em filas de espera e dificuldades no acesso a alguns tratamentos de alta complexidade. Além disso, a falta de profissionais especializados e a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura são questões que precisam ser abordadas para melhorar ainda mais o sistema de saúde.

De acordo com a Lei 12.732, a Justiça poderá ser acionada caso o Estado ou Município não cumpra o prazo máximo. Os 60 dias indicados na Lei começam a ser contados após a confirmação do diagnóstico médico. O tratamento inclui cirurgia e o iniciou das sessões de quimioterapia ou radioterapia.

Conclusão

Portanto o SUS oferece possibilidades de tratamento de câncer acessíveis a todos os cidadãos brasileiros. Por meio de seus serviços e centros especializados, o sistema público de saúde busca garantir o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o acompanhamento dos pacientes com câncer. Embora haja desafios a serem enfrentados, é um passo importante rumo à igualdade de acesso à saúde. É fundamental que o governo, os profissionais de saúde e a sociedade em geral continuem trabalhando juntos para fortalecer e aprimorar o sistema de saúde, assegurando que todos os pacientes com câncer recebam o tratamento adequado e necessário para combater essa doença tão devastadora.

Fonte: Tatiane Puga Lima – Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »