Últimas notícias:

Visão geral sobre câncer

O câncer é uma proliferação desregulada das células. Suas principais características são:

  • Ausência de diferenciação celular
  • Invasão local do tecido adjacente
  • Metástase, que se dissemina para locais distantes pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático (frequente)

O sistema imunológico provavelmente desempenha um papel significativo na eliminação de neoplasias em estágio inicial ou das células pré-cancerosas porque os estados de imunodeficiência estão associados a aumento da incidência de vários tipos de câncer, particularmente aqueles associados a infecções virais, e de tumores com origem no sistema linfático e na pele.

A maioria dos cânceres é agora curável, particularmente se detectados em estágio inicial, e a remissão a longo prazo é quase sempre possível naqueles detectados em estágios avançados. Ainda há incerteza quanto ao fato de se todas os tipos de câncer, particularmente o câncer de mama detectado em fase muito precoce pela mamografia ou o câncer de próstata detectado pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA, do inglês Prostate-Specific Antigen), irão progredir e se tornar potencialmente fatais. Contudo, é certo que a detecção precoce do câncer aumenta o potencial de cura.

Por isso é tão importante mesmo em meio a pandemia, com o covid você manter seus exames em dia, continuar seus tratamentos, para que se caso descubra algo no início é tratável e curável.

Quando a cura não é possível, como em muitos casos de câncer avançado, um tratamento criterioso com radioterapia, quimioterapia e/ou cirurgia podem melhorar a qualidade de vida e prolongar a sobrevida. Mas em outros pacientes, especialmente os idosos e aqueles com comorbidades, esse tratamento pode ser mal tolerado e os cuidados paliativos podem ser a melhor escolha.

Fonte: Por Robert Peter Gale, MD, PhD, Imperial College London traduzido por Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »