Últimas notícias:

Avaliação do estado nutricional

Nutrição é o processo de consumir, absorver e usar os nutrientes necessários ao corpo para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da vida.

Bem como para receber uma nutrição adequada e apropriada, as pessoas precisam consumir uma dieta saudável, que consiste em uma variedade de nutrientes – as substâncias dos alimentos que nutrem o corpo. Uma dieta saudável permite que as pessoas mantenham um peso corporal e uma composição desejáveis ​​(a porcentagem de gordura e músculos no corpo) e façam suas atividades físicas e mentais diárias.

Já o excesso de comida, pode resultar em obesidade . Se consumirem grandes quantidades de certos nutrientes, geralmente vitaminas ou minerais , podem ocorrer efeitos nocivos (toxicidade). Se as pessoas não consomem nutrientes suficientes, pode ocorrer desnutrição , resultando em um distúrbio de deficiência nutricional.

Avaliação do estado nutricional

Para determinar se as pessoas estão consumindo uma quantidade adequada de nutrientes, as nutricionistas perguntam sobre seus hábitos alimentares, sua dieta e se você faz algum exercício físico para avaliar o seu metabolismo, a composição e funcionamento do seu corpo.

Como é feita a Avaliação

Através da altura e peso são medidos e o índice de massa corporal (IMC) é calculado. O IMC é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). Um IMC entre 19 e 24 é geralmente considerado normal ou saudável para homens e mulheres.

A pesquisa aponta que a média do IMC do brasileiro adulto está próxima dos 25 kg/m². A partir daí, a pessoa está com sobrepeso; acima de 30, é considerada obesa. Manter um peso adequado é importante para a saúde física e psicológica. Uma tabela padronizada de peso-altura pode ser usada como um guia, mas o IMC é mais confiável.

Já a composição corporal , incluindo a porcentagem de gordura corporal, às vezes é estimada medindo a espessura das dobras cutâneas ou fazendo análises de impedância bioelétrica.

E os níveis de muitos nutrientes podem ser medidos no sangue e às vezes nos tecidos. Por exemplo, medir o nível de albumina, a principal proteína do sangue, pode ajudar a determinar se as pessoas têm deficiência de proteína. Os níveis de nutrientes diminuem quando a nutrição é inadequada.

Outra consideração importante é quanto do corpo é gordura e quanto é músculo (composição corporal). A pesagem hidrostática, a espessura da dobra cutânea, a análise de impedância bioelétrica que pode ser usadas para determinar a composição corporal.

Espessura das dobras cutâneas: A composição corporal pode ser estimada medindo a quantidade de gordura sob a pele (espessura das dobras cutâneas). Uma dobra de pele na parte posterior do braço esquerdo (dobra cutânea do tríceps) é afastada do braço e medida com um compasso de calibre. Uma medida da dobra cutânea de cerca de 1/2 polegada em homens e cerca de 1 polegada em mulheres é considerada normal. Esta medida mais a circunferência do braço esquerdo pode ser usada para estimar a quantidade de músculo esquelético no corpo (massa corporal magra).

 

Componentes da dieta

Geralmente, os nutrientes são divididos em duas classes:

  • Macronutrientes: Os macronutrientes são necessários diariamente em grandes quantidades. Eles incluem proteínas , gorduras , carboidratos , alguns minerais e água.
  • Micronutrientes: os micronutrientes são necessários diariamente em pequenas quantidades – em miligramas (um milésimo de grama) a microgramas (um milionésimo de um grama). Eles incluem vitaminas e certos minerais que permitem ao corpo usar macronutrientes. Esses minerais são chamados de minerais-traço porque o corpo precisa apenas de pequenas quantidades.

Água

Você sabia que a água é necessária em quantidades de 1 mililitro para cada caloria de energia gasta ou cerca de 2,6 quartos (2.500 mililitros) por dia. A necessidade de água pode ser satisfeita pela água naturalmente contida em muitos alimentos e pela ingestão de sucos de frutas ou vegetais e café ou chá sem cafeína, bem como água. Bebidas alcoólicas e café, chá e refrigerantes com cafeína podem fazer as pessoas urinarem mais e, portanto, são menos úteis.

Os alimentos consumidos na dieta diária contêm até 100.000 substâncias. Mas apenas 300 são classificados como nutrientes e apenas 45 são classificados como nutrientes essenciais:

  • Vitaminas
  • Minerais
  • Alguns aminoácidos (componentes da proteína)
  • Alguns ácidos graxos (componentes das gorduras)

Os nutrientes essenciais não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos na dieta.

Mas alguns alimentos contêm muitos outros componentes úteis, incluindo fibras (como celulose, pectinas e gomas).

Portanto outros alimentos  industrializados também contêm aditivos (como conservantes, emulsificantes, antioxidantes e estabilizantes), que melhoram a produção, o processamento, o armazenamento e a embalagem dos alimentos.

Atendimento Nutricional

Em suma  se você está em busca de um atendimento personalizado com um nutricionista nós te indicamos o  Hospital Consulta Online (HCO) que é um portal de telemedicina e tem diversas nutricionistas com vários horários e perfil que você pode escolher !

https://hospitalconsultaonline.com/agendamento

Fonte: Por Adrienne Youdim, MD, David Geffen School of Medicine na UCLA traduzido por Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »