Últimas notícias:

Perda de olfato: quais são as causas e os tratamentos?

A perda de olfato já era algo comum em infecções respiratórias como a gripe e os resfriados. Porém, nessas doenças a perda de olfato é algo bem passageiro, durando cerca de 3 a 5 dias. 

Já a perda de olfato causada pela Covid-19 pode durar meses, sendo muitas vezes acompanhada de perda de paladar, ou seja, a pessoa não sente nem o cheiro e nem o gosto das coisas.

O por que desse sintoma aparecer e permanecer por tanto tempo ainda é uma incógnita para os pesquisadores, visto que se trata de um vírus novo que não se tem muito conhecimento sobre.

A perda de olfato por covid pode vir de diferentes maneiras, podendo ser parcial, total ou até mesmo causar uma confusão de cheiros, a pessoa fica com dificuldade para identificar os odores corretamente, o que demonstra que as células olfativas ficam comprometidas.

Tipos de perda de olfato

Como mencionamos anteriormente, a perda de olfato pode ser derivada de diferentes problemas, não é exclusiva do coronavírus. Além disso, existem diferentes tipos dessa perda, vamos conferir como se manifesta cada uma:

Anosmia

 Trata-se da perda total do olfato, o indivíduo não sente nenhum cheiro;

Hiposmia 

Trata-se da perda parcial do olfato, ou seja, a percepção dos cheiros fica reduzida;

Parosmia

Trata-se da distorção do olfato, o cérebro confunde os cheiros, normalmente um cheiro bom é sentido como ruim pelo indivíduo;

Fantosmia

Trata-se de sentir cheiros que não existem.

A perda de olfato pode também ser confundida com a perda de paladar, já que o cheiro dos alimentos contribui para sentir o sabor.

O que causa perda de olfato?

Hoje em dia a perda de olfato está sendo muito associada ao vírus da Covid-19, porém é preciso atenção aos demais fatores que podem causar esse problema e representarem algo a mais na saúde. Veja quais alguns deles:

Envelhecimento

A perda de olfato por envelhecimento é um processo natural, pesquisas indicam que cerca de 50% dos idosos com mais de 65 anos apresentam uma redução no olfato, sendo ainda maior nos idosos com mais de 80 anos. 

Isso ocorre devido a danos nos receptores olfatórios no nariz e também pela diminuição da resposta neural. 

Infecções respiratórias

A causa mais comum e conhecida é a perda de olfato por causa de infecções respiratórias causadas por vírus ou alergias. Elas podem estar acompanhadas de coriza e congestão nasal.

Diferentemente do sintoma por covid-19, a perda olfativa derivada de inflamações respiratórias comuns é mais passageira, durando pouco tempo e normalmente não precisam de tratamento.

Doenças neurológicas

Alguns estudos apontam a relação entre doenças neurológicas e a perda de olfato, podendo ser um sintoma inicial do desenvolvimento dessas condições.

As doenças mais associadas são a doença de Parkinson e doença de Alzheimer.

Tumores

O desenvolvimento de tumor na região olfatória como meningioma ou esteioneuroblastoma podem ser causadores de perda do olfato.

Para diagnosticar esse problema é preciso investigação de médicos especialistas como um otorrinolaringologista.

Como recuperar o olfato?

O tratamento para recuperar o olfato vai depender da causa dessa anosmia, como vimos, essa condição pode estar relacionada a diferentes fatores.

Quando se trata de uma perda olfativa passageira causada por uma infecção viral comum a ingestão de bastante água, acompanhado de repouso e se necessário remédios anti-histamínicos já vão resolver.

Agora, a perda de olfato por causa do coronavírus pode durar meses e para isso os especialistas têm indicado uma terapia que estimula o olfato.

A terapia consiste em apresentar diferentes cheiros ao nariz para estimular os receptores e trazer de volta seu pleno funcionamento. Geralmente esse tratamento é feito com óleos essenciais que possuem diversas opções de cheiros.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »